CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
UniEVANGELICA
CURSOS SUPERIORES TECNOLOGICOS EM LOGISTICA
“I FORUM MULTIDISCIPLINAR”
GESTOR LOGÍSTICO, A SUSTENTABILIDADE E ÉTICA PROFISSIONAL
ANAPOLIS - GO
2011
AROLDO SANTOS
DANILO TANUZ
ELIETE SANTOS
JADER PARREIRA
JONAS CANTUARIA
JONAS CANTUARIA
JOSÉ OTONIEL
OLIVIA SANCHES
PABLO DIEGO
PABLO DIEGO
SAMUEL GUIMARÃES
ATIVIDADE MULTIDISCIPLINAR
Professora: Vera Mota
“O meio ambiente pode ser considerado como um organismo vivo, altamente participativo nos mecanismos de ação e reação de todo indivíduo. Apenas com um meio ambiente equilibrado conseguimos o equilíbrio pessoal”. |
ANÁPOLIS - GO
2011
GESTOR LOGISTICO E À SUSTENTABILIDADE .
Tópicos:
· Produtos biodegradáveis;
· Reciclagem;
· Descarte de resíduos;
· Eletrônicos;
· Logística Reversa.
O GESTOR LOGISTICO E A ÉTICA PROFISSIONAL
Tópicos:
· Ética;
· Postura do Profissional de Logística;
· Principios;
· Conduta;
Bem sabemos que para a sustentabilidade de seus trabalhos, as organizações necessitam ser eficientes, e para sobreviverem, é preciso que tenham capacidade de se adaptar e operar mudanças para atender a esse mundo de rápidas transformações.
E é nesse ambiente cada vez mais competitivo que o Gestor Logístico deve atuar com precisão para que as empresas possam atender à esse campo cada vez mais competitivo através inovações, qualidade de atendimento, de serviços e produtos, bem como formas de contenção, qualidade de vida e ética no trabalho com melhoria no ambiente organizacional para sobreviver com sucesso profissional.
E, para tal, as ferramentas administrativas não mais se ateem tão somente as matemáticas operacionais.
*A visão holística do processo evolutivo é ponto determinante para o sucesso, e, os conceitos de sustentabilidade e da ética profissional devem ser acoplados diretamente a todo esse planejamento estratégico.
Não querendo aqui exagerar, afirmamos que para ser um bom gestor logístico, em primeiro lugar: o “meio ambiente” deve ser considerado como um “organismo vivo” , altamente participativo nos mecanismos de ação e reação de todo indivíduo. Apenas com um meio ambiente equilibrado conseguimos o equilíbrio pessoal.
*Com as temáticas mostrado pelas colegas OLIVIA E ELIETE, sob a coordenação dos colegas OTONIEL e SAMUEL, e é claro! sob o apoio logístico da turma de decisão, em nossa mostragem, não nos restringimos a fatores estritamente técnicos ambientais, nossa intenção é mostrar a Sustentabilidade e a Ética de forma ampla e irrestrita; Do produto ao atendimento.
NO QUE FOI CITADO AQUI, esclarecemos que quando falamos de uma empresa de serviços, a implementação dos conceitos de sustentabilidade é mais simples, justamente porque neste setor da economia, onde o impacto ambiental é bem menor, o ponto chave é o relacionamento do GESTOR com os funcionários e fornecedores, bastante treinamento, comunicação eficiente, criação de normas e procedimentos a respeito do tema, e, se for o caso, adequação delas ao código de ética. No entanto, em uma empresa com atividades industriais, a implementação é muito mais complexa.
A cadeia de valores é imensa e os impactos na cadeia de produção são enormes. E por conta da complexidade, é que encontramos o maior gargalo para a sustentabilidade.
Para o mercado de hoje, sustentabilidade é ter o negócio assegurado no longo prazo, aliado ao valor de marca, onde ambos são impulsionados por estratégias que impactam positivamente o meio ambiente e a comunidade na qual ele está inserido.
agora escuta essa, Segundo a Convenção de Mudanças Climáticas de 2007, estima-se que o setor privado precise investir cerca de US$ 600 bilhões todos os anos até 2030 para conter as emissões de carbono. imaginem!!!
agora escuta essa, Segundo a Convenção de Mudanças Climáticas de 2007, estima-se que o setor privado precise investir cerca de US$ 600 bilhões todos os anos até 2030 para conter as emissões de carbono. imaginem!!!
Mas esse processo sustentável não se resume só em investir,ouça... uma empresa que prática a sustentabilidade é preciso disseminar o conceito para seus colaboradores, fornecedores, e clientes em geral. E para que a sua cadeia produtiva seja sustentável, é preciso ir além de métodos, é preciso saber identificar novas soluções e otimização de transportes, é preciso ter um bom gerenciamento de estoques, de resíduos, redução de desperdícios, reciclagem, eficiência operacional e O MAIS IMPORTANTE a prática da logística reversa.
Quanto ao gestor, permitir-se um olhar sustentável para questões atreladas a recursos naturais, recursos humanos, consumidores, regulamentações governamentais e a todos os envolvidos no meio, faz com que uma empresa estenda a sustentabilidade à sua cadeia de valores.
A área de logística é fundamental para a sustentabilidade, pois engloba diversos processos como compras, logística, estoque, manufatura, entre outros. Ela permite a utilização de tecnologias e processos avançados na gestão de ativos físicos sustentáveis como consumo racional de recursos naturais, refrigeração e iluminação, tratamento de emissão de gases de efeito estufa, além da gestão de resíduos, matérias primas, etc. e por ai vai
Porém, por tudo que se tem feito, satisfazer as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas necessidades ainda é pouco. É Preciso avançar mais.
E é por isso que todo gestor deve ser um bom negociador, pois estará ele praticando esse papel constantemente em suas atividades.
Aos futuros e atuais gestores aqui presente, lembrem-se, você deve ter habilidade para negociar tanto com o ambiente interno como com o ambiente externo sempre objetivando os melhores resultados para sua empresa e para a sociedade. Essa, é exatamente a missão do Gestor Logístico, vencer todos esses desafios, É mostrar sua capacidade de se manter e crescer nos mais diferentes cenários, principalmente no que se refere a sustentabilidade e a ética profissional.
E, pra finalizar, quero citar um exemplo prático do gestor inserido a sustentabilidade de uma forma ampla: aconteceu sexta feira dia 20, o lançamento extra ordinário de uma das maiores obras nos últimos 50 anos no estado de Goiás, foi dado o pontapé importante pela Prefeitura de Anápolis e a Valec da construção do maior parque ecológico do estado, isso é sustentabilidade ambiental, isso é preservação da vida, isso também é um exemplo logístico de gestor trabalhando com sustentabilidade e preservação do meio em que se vive.
É preciso sermos bons gestores, temos que buscar conhecimentos e sermos exemplos de profissionais com ética e agentes disseminadores da sustentabilidade e preservação do meio em que vivemos. Bem sabemos que esses temas são complexos.
Por isso é preciso audácia e coragem por parte dos gestores para atuar e agir com a finalidade de introduzir a Sustentabilidade e a Ética, principalmente a prática sustentável nas grandes empresas.
Para tanto, fica aqui uma pergunta no ar: Será possível a continuidade dessa prática? Seremos capazes de defender a ética e a pratica sustentável mesmo que para isso seja preciso eliminar fornecedores, ou aqueles que não se enquadram nesta nova demanda sustentável de negócios? Teríamos coragem para tomar decisão desta natureza ainda que isso signifique deixar de comprar a preços mais competitivos e, por conseqüência, arriscar o emprego ou vantagens anuais porque metas de redução de custos não foram cumpridas? Eu passo pra vocês essa bola, mas por favor, não deixe virar uma bola de neve!!
A missão de praticar e conscientizar quanto a prática da sustentabilidade e ética profissional é difícil. Mas não é impossível, e nós com certeza somos capazes de colaborarmos para com a sustentabilidade do presente, buscando o futuro em meio a Ética profissional.
Busquem! O futuro nos pertence, o futuro é da logística.
EM NOME DA TURMA DE DECISAO 1. PERIODO DE LOGISTICA – nosso MUITO OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE E PELA PRESENÇA DE TODOS,
Grande abraço.
Aroldo Santos
Eliete Santos
José Otoniel
Olivia Sanches
Samuel Guimarães
Apresentação Musical:
Danilo Muniz
Jonas Cantuario
PABLO DIEGO
PABLO DIEGO
Nenhum comentário:
Postar um comentário