domingo, 26 de junho de 2011

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO


domingo, 26 de junho de 2011   Turma de Decisão – ANÁPOLIS GO.  
                                      













Acampamento virtual de férias da turma de decisão.
SUSTENTABILIDADE X DESENVOLVIMENTO URBANO
Por Aroldo Santos.

1º Período    de   Logística.


PRA QUEM DEUS CRIOU TODAS AS COISAS.

SALMOS 104.13-17;
DO ALTO DE TUA MORADA, REGAS OS MONTES; A TERRA SE FARTA DO FRUTO DE TUAS OBRAS.  FAZES CRESCER A RELVA PARA OS ANIMAIS E AS PLANTAS PARA O SERVIÇO DO HOMEM, DE SORTE QUE DA TERRA TIRE O SEU PÃO,  O VINHO,  QUE ALEGRA O CORAÇÃO  DO HOMEM, O AZEITE,  QUE DÁ BRILHO AO ROSTO, E O ALIMENTO,  QUE SUSTÉM AS FORÇAS.  AVIGORAM-SE AS ÁRVORES DO SENHOR E OS CEDROS DO LÍBANO QUE ELE PLANTOU EM QUE AS AVES FAZEM SEUS NINHOS; QUANTO A CEGONHA, A SUA CASA É NOS CIPRESTES.


Com estas palavras o Salmista Davi nos mostra a importância da ação do Espírito Santo na obra da criação e na sustentação do mundo. Suas palavras está diretamente relacionada a natureza, o que nos desperta para as ações do homem em um tom bastante prático e atual.




Por isso a preservação da natureza deve ser também umas das grandes preocupações cristãs na atualidade. Como igreja de Cristo, temos um papel importante na preservação da natureza que Deus criou para a manifestação de sua glória.
Em nossa cidade estamos vivenciando o brilhante e aplausivo trabalho do nosso gestor municipal que se destaca entre muitas outras obras, a construção do primeiro viaduto urbano na confluência das Avenidas Universitária, Presidente Kennedy e Senador Lourenço Dias (contorno). Fincando o marco para o histórico desenvolvimento urbano de Anápolis.
...
Porém neste processo vale ressaltar os danos causados a natureza para a realização desta tão importante obra para a vida caótica do transito municipal, que segundo o CMTT naquele trecho passa por dia uma média de 15 mil veículos.
Por outro lado nos deparamos com a falta de opções por parte dos gestores e engenheiros para com  a preservação da vida através da natureza.
No inicio dos trabalhos e no alvorecer do dia o que os nossos olhos viram foram;
O ranger sufocado da natureza;
O desespero dos pássaros, fugindo sem poder levar suas crias, seu ninho...;
A morte da natureza e ...


Nada mais do que a extinção das belíssimas arvores que cuidadosamente por Deus, levaram anos para chegar a sua vida adulta e servir de ninho para os pássaros, sombras para os viajantes,  formosura para a cidade e oxigênio para todos os seres viventes.



Nada mais do que 8 minutos e 53 segundos para assistir a morte fria de quem levou mais de 28 anos para chegar ao ponto de formosura;


Últimos minutos de vida de uma arvore que presencia a morte da outra;


A morte da natureza, em prol do conforto urbano;

e...


O choro dos galhos ao lado do tronco mãe.

Neste contexto é pertinente lembrar que a Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir necessidades atuais do homem sem comprometer gerações futuras.
Que a Sustentabilidade esta relacionada com o desenvolvimento econômico e natural sem agredir o meio ambiente, usando recursos de forma inteligente para que esses se mantenham no futuro.
E, que em qualquer ação humana a adoção de medidas como a ética, o diálogo, a coerência, a liderança, a valorização das pessoas e dos recursos naturais dentro da sustentabilidade, garante a médio e a longo prazo um planeta com boas condições para o desenvolvimento de diversas formas de vida, principalmente a humana.
Sejamos éticos, sejamos autos sustentáveis para com o presente e o futuro, sejamos defensores de nossa sobrevivência, sejamos missionários da vontade do Pai.

A obra do Espírito na criação (na preservação e renovação da criação) está diretamente ligada a natureza e a vida, é dever do cristão fazer parte do processo de transformação em seu meio.
Quanto aos Administradores é preciso saber das práticas Logísticas, principalmente a Reversa, para entender como um gestor deve se relacionar com as mudanças, as novas tecnologias, evoluções e inovações profissionais para com a natureza e assim defender a vida.
Para nosso conforto a Prefeitura Municipal de Anápolis, está com um programa de plantações de arvores em nossa cidade, receba-os e aceite plantar uma arvore em sua calçada.
Ajude a preservar a vida através da natureza. No meu entender, isso também é sustentabilidade Social.
Aroldo Santos – estudante de Logística na UniEvangelica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário